Pastel Belém ou Pastel de Nata???

Olá pessoal!!!

Hoje vamos falar mais uma vez de comidinhas da terrinha. Porque, como já falamos, não tem jeito de falar de Portugal e não falar da sua rica e variada culinária. Tem muita coisa mesmoooooooooo… Aos poucos vamos mostrando e deixando vocês com inveja e com as barrigas roncando…hehehehehe

Então vamos começar por outro item super conhecido e apreciado pelos turistas e claro pelos portugueses também, o Pastel de Nata. Mas antes vamos conhecer um pouco da sua história.

PASTEL BELEM - CURITIBA, 26/12/2012 - BOM GOURMET

Na verdade tudo começou no início do século XIX, quando como consequência da revolução Liberal, todos os conventos em Portugal foram fechados. Então, na tentativa de sobrevivência, alguns clérigos do Mosteiro dos Jerônimos puseram a venda na zona de Belém uns deliciosos pastéis. Rapidamente a iguaria começou a se espalhar, fazendo sucesso em Lisboa e acabou ficando conhecida como Pastel de Belém.

Mais tarde a receita foi vendida para um empresário português vindo do Brasil, e permanece secreta até hoje, na posse dos seus descendentes… uiiiii, mistérioooooo!!!

Foi então criada uma fábrica e com ela a Oficina do Segredo, onde somente os mestres pasteleiros têm acesso à receita, mas assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento de silêncio!!! Mas uma coisa nós sabemos, os pastéis são realmente deliciosos!!!

Esse pastel começou a ser confecionado por todo Portugal, mas como o nome é PATENTEADO, passou a ser chamado Pastel de Nata. E hoje encontramos variadas e deliciosas receitas, mas se você quiser comer o verdadeiro Pastel de Belém, só indo mesmo a Belém.

Mas afinal, que doce tão delicioso é esse? Bom, o pastel de nata é feito com massa folhada e recheado com um creme que leva leite, natas, gemas e muuuuito açúcar… os diabéticos podem sair correndo… hehehehehe. A partir daí cada um tem o seu segredinho, que pode ser limão, canela e até geleia de frutas. Mas a receita original, aquela de Belém, dos clérigos do mosteiro, essa jóia gastronômica de Portugal, essa nós só temos o prazer de comer, porque o segredo está bem guardadinho a 7 chaves rsrsrs.

preparação

Hummmmm… ficou com vontade???

Então próxima parada pode ser em Portugal, especificamente em Belém, que além dos pastéis tem muita beleza e muitos monumentos históricos para visitar. Com certeza não irá se arrepender.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

bjinhos

Post em colaboração com Lívia Souza

 

Leia também:

Portugal a terra do Bacalhau

 

Um comentário sobre “Pastel Belém ou Pastel de Nata???

  1. Pingback: Doçaria Tradicional Portuguesa | Nick na Europa

  2. Pingback: Pratos típicos no Natal dos Portugueses!!! | Nick na Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *