Coisas e situação que os brasileiros estranham em Portugal #2

Olá pessoal!!!

Hoje vamos falar de mais algumas situações que muitos brasileiros estranham em Portugal. Como falamos no primeiro post, existem muitas coisas diferentes nas duas culturas. Apesar de termos línguas “irmãs” e de toda a História que envolvem as nações de Portugal e Brasil, existe uma grande diferença na cultura e no dia-a-dia destas nações.

brasil portugal bandeira

O que os brasileiros estranham em Portugal:

1- Banheiro sem ralo

Esta é uma coisa que muitos brasileiros estranham. Eu conheço várias brasileiras que passaram por situações “difíceis” por não saber disto. Muitas chegam nas casas e principalmente nos banheiros e vão logo jogando água, só depois é que percebem que não tem por onde escoar essa água e têm que correr para tentar segurar a água com panos. Conheço várias que quase inundaram as casas… hehehehehehe…

2- Muitas rotatórias (rotundas) e são respeitadas

Aqui em Portugal existem muitas Rotatórias, aqui chamadas de Rotundas. Em algumas cidades existem muitas muitas mesmo. Viseu, uma cidade mais ao norte de Portugal, é conhecida como a cidade das rotundas. Eles aproveitaram e fizeram muitas imagens e figuras bonitas só com plantas para embelezar ainda mais a cidade. É linda, eu recomendo!!!

Mas voltando ao assunto, no Brasil existem rotatórias e é ensinado nas autoescolas (escolas de condução) a forma correta de conduzir nas rotatórias, mas nem sempre é respeitada. Aqui tem que ser respeitado. E quando os brasileiros chegam aqui podem até terem problemas e batidas se não fizerem a rotunda corretamente.

Existem rotundas que são mais difíceis de conseguir entrar, ou outras que têm muito tráfego… essas geralmente têm sinal de trânsito (semáforo). Mas acho interessante o fato (facto) de terem muitas rotundas no país. Acho que facilita muito o acesso. Já me acostumei e gosto muito.

3- Não tem cobrador nos ônibus (autocarros)

Aqui em Portugal quando você entra no ônibus paga diretamente para o motorista ou os que têm passe colocam diretamente na máquina para validar a sua passagem.

Existem alguns metros de superfície e trens (comboio) que não tem ninguém fiscalizando na hora que você entra nele. E muitos acham que ninguém vai ver e podem andar sem pagar. Totalmente errado. Existem alguns agentes que entram depois para fiscalizar se você validou o seu bilhete ou passagem quando entrou no transporte. Se não tiver feito terá que pagar uma multa nada barata. Então é melhor não arriscar… compre e valide o seu bilhete sempre que entrar nos transportes em Portugal.

Sabia dessas coisas??? Lembra de mais alguma??? Deixe nos comentários…

Bjinhos

 

Leia também:

Curiosidades da Terrinha #2

O que não falta à mesa dos Portugueses?!?!

Passeios em Portugal: Boca do Inferno (Cascais)

Um comentário sobre “Coisas e situação que os brasileiros estranham em Portugal #2

  1. Pingback: Coisas e Situações que os Brasileiros Estranham em Portugal #3 | Nick na Europa

  2. Pingback: Coisas e situações que os brasileiros estranham em Portugal #4 | Nick na Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *