Dia do Pai em Portugal

Olá pessoal!!!

Hoje é o dia do pai aqui em Portugal. Pode achar estranho, mas aqui usa no singular, dia do pai. Acho válido, porque só temos um pai… hehehehe

Eu não poderia deixar passar esta data importante aqui no blog. Apesar do meu papaizinho tá do outro lado do oceano, no Brasil, esta data tem que ser comemorada.

Father and Daughter Playing Together at the Beach at Sunset

Vamos entender um pouco de como surgiu a comemoração do dia do pai…

Dizem que tudo começou na antiga Babilônia. Quando um jovem chamado Elmesu, resolveu fazer um cartão em argila para o seu pai desejando-lhe sorte, saúde e longa vida. A tradição permaneceu, mas cada país tem sua data, história e tradição.

Nos EUA, por exemplo, começou através de uma filha de um veterano da guerra civil, em Washington. Sonora Louise Smart Dodd estava orgulhosa de tudo o que seu pai tinha feito por ela e por seus irmãos. Então com ajuda de algumas associações conseguiu enviar uma petição para comemorar a data no dia 19 de junho, data do aniversário do seu pai. A comemoração difundiu-se da sua cidadezinha para todo o estado de Washington. E por fim, foi oficializado pelo presidente Nixon em 1972.

Como Portugal é um país católico, a data é comemorada no dia 19 de março porque é o dia de São José. Existem outros países que comemoram nesta mesma data: Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras.

No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. É mais uma estratégia de comércio. Por ser um mês que não tem nenhuma data comemorativa… além do meu aniversário… hehehehehe…

Mas como tornar o dia dos pais especial???

É um dia especial por si só. Apesar de que muito não o valorizam, principalmente aqui em Portugal.

É um dia de trocas… trocas de presentes, de momentos inesquecíveis, de carinho… É um dia de dedicação e agradecimentos por tudo que ele já fez por você.

Então vamos as dicas:

  1. Café da manhã especial – faça tudo o que ele gosta e com muito amor.
  2. Almoço em família – os pais gostam de ter todos juntos em uma boa refeição. Desliguem-se dos celulares (telemóveis) e passem um tempo conversando uns com os outros.
  3. Passe um tempo fazendo coisas que ele gosta, por exemplo: vá pescar com ele; vá ao um jogo de futebol no estádio; ande de bicicleta; vá ao cinema;
  4. Tente descobrir coisas novas que seu pai talvez nunca tenha feito, mas que pode gostar muito de fazer, como: ir ao boliche (bowling); fazer um passeio de balão; andar de helicóptero… use a sua imaginação.
  5. Faça alguma coisa ou tarefa que ele não gosta de fazer, mas que é função dele, como: levar o lixo na rua; limpar a piscina; cortar a grama; lavar o carro; lavar a louça…
  6. Use a criatividade para fazer presentes que ficarão guardados e eternizados, como: fazer um álbum usando fotos de momentos importantes; fazer um vídeo com declarações dos filhos para o pai; seja criativo…

O mais importante é que seja um dia muito especial…

Bjinhos

 

Leia também:

Coisas e situações que os brasileiros estranham em Portugal #4

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Sugestões para um dia dos namorados diferente

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *